Saber o que fazer no trânsito é uma questão de saúde física e emocional. Enfrentar o trânsito pesado já faz parte da rotina das pessoas, principalmente em grandes cidades.

A sensação de impotência diante do congestionamento causa estresse e ansiedade, gerando alterações fisiológicas e psíquicas, propiciando hostilidade, condução imprudente e causando acidentes.

 Veja algumas dicas sobre o que fazer no trânsito para sofrer menos, preservar sua qualidade de vida e fazer esse tempo ser produtivo:

Escolher o que fazer no trânsito muda o seu dia

Planeje seu tempo de permanência

Nem sempre é possível evitar o trânsito, mas dá para diminuir o tempo nele e preparar-se para ter conforto nesse período. Além de descobrir o que fazer no trânsito, é importante garantir condições de bem estar durante essa situação.

No dia anterior ou algumas horas antes de sair, você pode prever o tempo do trajeto e planejar seu deslocamento:

Sem imprevistos, você evita correr contra o relógio no caso de um congestionamento.

Garanta seu conforto dentro do carro

Se concentrar no que fazer no trânsito fica muito mais fácil sem sentir frio, calor, fome ou sede. Pequenos cuidados fazem uma diferença brutal dentro do carro.

Manter a temperatura agradável colabora para seu bem estar e bom humor. Nesse sentido, investir em películas térmicas e ar condicionado pode fazer toda a diferença.

Preparar um kit para deixar no carro vai assegurar mais conforto durante sua permanência no trânsito: leve uma troca de roupa confortável para o frio e para o calor, e um par de calçados confortáveis. Diariamente carregue também consigo água e alguma coisa para comer.

Esvazie a cabeça com música

Pode ser tentador escolher o que fazer no trânsito para manter-se informado. No entanto, ouvir notícias sobre política, economia e fatos do cotidiano, nem sempre positivos, podem aumentar as suas preocupações, piorando o estresse.

Ouvir música reduz o estresse, relaxa e favorece o bom humor, especialmente as músicas mais tranquilas. De cabeça “limpa” raciocinamos melhor e rendemos mais nas atividades diárias.

Separe uma playlist que você goste e ouça em volume confortável. Aproveite a solidão dentro do carro para fechar os vidros e cantar em voz alta para liberar energia.

Ocupe os neurônios com coisa útil

Se a sensação de tempo perdido te incomoda no congestionamento, escolher o que fazer no trânsito, ao invés de apenas esperar o tempo passar, pode te trazer certa paz. Aproveite esse período para realizar atividades intelectuais:

  • “Leia” audiolivros (disponíveis para Android e iOS);
  • Estude idiomas via aplicativos;
  • Aprenda sobre temas que lhe interessam em podcasts, por exemplo: produtividade.

Cuide do corpo e da mente

Muitas vezes, é difícil encontrar alguns minutos na correria do dia a dia para fazer atividades físicas simples, mas importantes.

Olhar para o congestionamento como uma oportunidade de usar bem o tempo, permite definir o que fazer no trânsito com vantagens para a sua saúde. Atividades rápidas e fáceis para fazer dentro do carro:

 

Se o congestionamento faz parte do seu cotidiano, decidir o que fazer no trânsito vai influenciar todas as outras emoções e ações do seu dia a dia.

Enfrentar um engarrafamento sem se estressar com a poluição, barulho e o caos aparente fora do carro é uma conquista. Chegar ao destino sentindo que você escolheu bem o que fazer no trânsito e foi produtivo enquanto esteve “preso” no tráfego intenso é sensacional. Experimente!

 

Importante: as dicas citadas nesse artigo exigem que seja mantida devida atenção à direção, para segurança de motoristas, passageiros, ciclistas ou pedestres.

 

Confira nossos endereços:

FRANQUIA SÃO PAULO – JARDIM EUROPA

FONE: (11) 2729-3400 

AV. EUROPA, 660 – JARDIM EUROPA

FRANQUIA CURITIBA – BATEL

FONE: (41) 3078-0046 / (41) 3089-6666

AV. SETE DE SETEMBRO, 6471 – BATEL